quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

Tai Chi Chuam

 

 

Mestre Liu Pai Lin fala sobre o Tai Chi

Mestre Liu Pai Lin fala sobre o Tai Chi

Agora vou apresentar o que é o Tai Chi Chuan:
É uma prática para a longevidade e o sentimento do amor. O Tai Chi Chuan é a reunião destas duas práticas, o que o torna uma prática do Tao. Tao é Chi ou energia vital; existe na Natureza uma energia criativa, – duas energias distintas: o yin e o yang – que se unem num movimento pulsante fazendo surgir todas as coisas na Natureza.
Todo ser vivo, inclusive o ser humano, possui nos seus centros de energia, sistemas orgânicos, tendões e células, a energia original da vida, doada pelo Céu e pela Terra. Este sopro de energia vital constitui-se no que possuímos de verdadeiro e original. Esta energia no nosso corpo, quando concentrada e plena, pode prolongar a nossa vida; dispersada rapidamente, o bonito se torna feio, o jovem fica velho, vem a doença e a morte. Ou seja, a vida do homem depende da concentração ou dispersão dessa energia; não dar atenção a essa energia é não dar importância à vida.
No macrocosmo, as energias do Céu e da Terra se unem diariamente; o Sol, a Lua, e as Estrelas do Céu se unem com o Fogo, a Água, e o Vento da Terra mantendo e fazendo surgir todas as coisas existentes na Terra. O Homem é um microcosmo: o Céu fica na nossa cabeça, e o baixo ventre é a nossa Terra. Quando relaxamos, o Sol desce e ilumina a nossa Terra; esta é a união do yin e do yang no Homem. Esta união gera no nosso corpo nova energia, novo sangue, novas células, suprindo dessa forma o nosso cérebro, nossa energia espiritual, e a saúde do nosso corpo físico.
O Tai Chi Chuan é uma prática do sentimento do amor, pois segue os princípios da natureza. Encontramos no I Ching a descrição destes princípios: "O Universo, em circulação incessante, constrói"; "O sábio exercita a sua natureza, cultivando-a sem cessar". Observe o movimento de rotação da Terra: ele constrói diariamente o frescor de vida nova. Nesta observação, o Homem aprende o caminho da espontaneidade: é como se a Terra estivesse fazendo o Tai Chi Chuan, renovando o ar, impregnando novo frescor a todas as coisas, pois a maior virtude da Natureza é fazer nascer vida nova.
O Ser Humano pertence à Natureza: obtendo ar puro, o sangue se renova, e o espírito fica límpido, e desta forma obtemos este sentimento de amor da Natureza. Se praticamos o Tai Chi diariamente, cultivamos a nossa natureza criadora, ligando-nos à Natureza; conservamos com naturalidade o amor no coração e retornamos à pureza do ser.
Por isso o Tai Chi é uma prática para o sentimento do amor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário