sábado, 7 de abril de 2012

Horários da Academia Ligia Prieto



Segunda
Terça
Quarta
Quinta
Sexta
6:30

Yoga

Yoga

7:00
Hidro

Hidro

Hidro
8:00
Hidro

Hidro

Hidro
9:50

Natação

Natação

10:20

Natação

Natação

12:00
Hidro

Hidro

Hidro
14:10

Natação

Natação

14:50

Natação

Natação

15:30

Natação

Natação

16:00
Hidro

Hidro

Hidro
17:30
Hidro

Hidro

Hidro
18:00

Yoga

Yoga

18:30
Hidro

Hidro

Hidro
19:00

Yoga

Yoga

19:30
Hidro

Hidro

Hidro
20:00

Meditação




Conheça mais sobre a corrida aquática !!!!



A natureza de baixo impacto da hidroginástica tem atraído cada vez mais o interesse de atletas e corredores recreativos sobre o exercício na água, especificamente na caminhada e na corrida aquática como modalidades de treinamento cruzado (cross-training). Os motivos são vários :

Intensidade compatível. Caminhar dentro da água pode dobrar o custo de oxigênio do movimento, dependendo da profundidade e da velocidade. A temperatura da água afeta a relação da frequência cardíaca para o consumo de oxigênio com água pela altura da cintura, sugerindo que a temperatura da água pode adicionar uma sobre carga térmica significativa para o sistema cardiovascular.

Prevenção de lesões. Os atletas de elite têm competido por estações mais longas, treinando mais horas e descansando por períodos cada vez menores. A natureza de alto impacto da corrida em terra predispõe os corredores ao estresse nos membros inferiores e às lesões por superuso. Substituindo parte da quilometragem percorrida diariamente pela corrida aquática (em piscina rasa ou profunda), os praticantes podem preservar a integridade das articulações dos pés, tornozelos, joelhos e quadris, manter os músculos ativos e sobretudo realizar um treinamento cardiovascular satisfatório, com a mesma intensidade e gesto esportivo semelhante.

Recuperação de lesões. Quando uma lesão ocorre, a reabilitação aquática pode acelerar o processo de recuperação, uma vezque o treinamento músculo-esquelético e cardiovascular podem ser complementados pelo exercício aquático. Permanecer fisicamente em forma enquanto lesionado, pode melhorar as condições fisiológica e psicológica do atleta e ajudá-lo a retornar às atividades regulares com segurança e com riscos reduzidos de reincidência de lesões. A necessidade de reduzir o impacto, assim como prover uma condição sem carga para a reabilitação, levou os corredores e seus técnicos para a água.

Imersão em meio líquido. A imersão induz ajustes cardíacos agudos que se estendem ao nível má ximode exercício. Além disso, ambos, a carga hidrostática externa e a técnica al terada de corrida, podem contribuir para um metabolismo anaeróbio aumentado durante a corrida aquática suspensa. O conhecimento das propriedades únicas da água, assim como das respostas fisiológicas à imersão, tanto em repouso como em exercício, é amplamente explorado por preparadores físicos e fisioterapeutas ao planejarem o programa de treinamento ou reabilitação para o atleta. A piscina pode ser utilizada durante a recuperação e no período pósreabilitação como um instrumento adjunto.

Suspensão (corrida em flutuação). Estudos recentes examinaram o efeito de programas de corrida no fundo da piscina (deep running) na manutenção da performance cardiorrespiratória (consumo de oxigênio, limiar ventilatório, economia na corrida); medidas metabólicas de glicose sanguínea, lactato sanguíneo, norepinefrina no plasma e composição corporal. Dois grupos foram comparados após seis semanas de treinamento: um, exercitou-se em terra (esteira), e outro, na água (em deep running). Não foram encontradas diferenças significativas entre os grupos, em nenhum dos ítens citados acima.

Concluiu-se que o deep running pode servir como uma alternativa eficiente para a corrida em terra na manutenção da performance aeróbica, durante até seis semanas em atletas de resistência treinados.
 
Monica Marques
 

sexta-feira, 6 de abril de 2012

Entre em forma com a hidroginástica



 


 

Já está em tempo de você se desfazer da idéia de que a hidroginástica é para a terceira idade, se é que você ainda pensa assim.
As vantagens da hidroginástica realmente levam a pensar que ela é a melhor atividade para os idosos e obesos. E essa é uma afirmação correta! Os exercícios são desenvolvidos sempre numa piscina que tenha uma profundidade entre 1,20 e 1,60m, ou seja, jamais a cabeça será coberta, eliminando a necessidade de saber nadar para realizá-los.
O acesso à piscina é feito preferencialmente pelas escadinhas e barras de apoio nas laterais da piscina. Lógico que essa piscina descrita acima é a considerada a ideal, e não deve ser encontrada em toda academia, mas são recomendações que já ajudam na seleção da mesma.
Por ser desenvolvida com a altura da água na linha dos ombros, temos uma redução considerável da atuação da gravidade sobre o peso dos praticantes, como em todas as atividades aquáticas já explicado em colunas anteriores.
Por isso torna-se ideal para quem está um pouco acima do peso, e tem problemas articulares para praticar atividades terrestres.
Enfim, todas as descrições feitas acima levam a associar a hidroginástica como atividade de idosos e obesos, não fosse também pelas novidades que a hidroginástica apresenta a seus praticantes nos dias de hoje.
Os exercícios realizados de forma seqüenciada e ininterrupta tornam a atividade de caráter aeróbio predominante, pois a frequencia cardíaca tende a estar em faixa de treinamento com muita facilidade. Isso deve-se também ao fato de ter que vencer a resistência da água em todo movimento realizado.
Esse é o ponto mais explorado das aulas de hidroginástica.As variações das aulas elaboradas pela utilização de coreografias, materiais de flutuação, halteres, caneleiras e luvas tornam a atividade cada vez mais intensa e com objetivos definidos em cada uma das atividades.
Por exemplo, as aulas nas academias são divididas por grupo muscular a ser trabalhado, por atividade aeróbia predominante ou até trabalhos anaeróbios. Isso se deve aos incontáveis exercícios desenvolvidos para cada objetivo. Se você quer ganhar tônus muscular, os materiais de halteres e caneleiras serão mais utilizados e, em cada dia trabalhará mais intensamente um grupo muscular. Semelhante ao que se faz na musculação.
Se seu objetivo é perda de peso, as aulas em flutuação constante ( hiro spinning, deep running) atuam mais eficazmente nesse objetivo, pois a necessidade de manter-se em flutuação exige um trabalho contínuo sobre o sistema cardiovascular. E para melhorar o condicionamento físico geral, incluindo até algum trabalho anaeróbio? Então escolha as aulas com movimentação das artes marciais ( hidro kick boxing). Essas darão excelente condicionamento mediante a movimentação constante de pernas, além de movimento rápidos de chutes e socos.
Mas a hidroginástica tem também uma excelente atuação terapêutica de alívio de tensões, pois melhora a postura dos praticantes devido aos mesmos estarem sempre em manutenção do equilíbrio dinâmico para realizar os exercícios na água. Além da água ser excelente dissipadora de energia, as aulas geralmente coletivas permitem uma sociabilização maravilhosa.
A partir dessas informações passadas acima, você já pode incluir a hidroginástica em sua lista de malhação. Ninguém vai ficar "marombado" com a hidroginástica, mas ganhará um excelente condicionamento físico e uma silhueta mais alinhada e definida, com um ótimo tônus muscular.
Eu recomendo!!

Arilson Soares
AquaFit