Tai Chi Chuan - exercício mental e corporal, uma ginástica marcial realizada com a mente concentrada no ritmo do corpo
por Lua Benatto
O Tai Chi Chuan é uma arte marcial que apesar de ter suas raízes na antiga China é praticado em todo o mundo. Diferente de outras artes marciais, o tai chi não é um exercício de impacto, onde o praticante pode sofrer lesões. É um exercício mental e corporal, uma ginástica marcial realizada com a mente concentrada no ritmo do corpo.
Existem várias teorias sobre a sua origem, porém, a mais popular e mais aceita é a do monge taoista Chang San-Feng, que viveu na época da Dinastia Song do Sul por volta de 1.220 d.C. Segundo a lenda este monge era versado em diversas artes marciais e desejava reunificar os princípios filosóficos e físicos que na época estavam dissociados devido a muitas guerras na China.
Chang San-Feng observou durante horas a luta entre uma garça e uma serpente. O pássaro atacava a serpente com ferocidade, ao mesmo tempo em que a serpente com flexibilidade escapava e punha-se na defensiva tentando atingir a garça. Ao observar o combate, Chang viu implícita a força e a suavidade da natureza: o Yin e o Yang.
Símbolo do Tai Chi Chuan, o Yin/Yang, representa a interação dos opostos e como essa interatividade define e amplia o significado do outro. Essa representação é aplicada na prática por movimentos que acompanham e complementam os do adversário.
“O Tai Chi Chuan é uma prática do sentimento do amor, pois segue os princípios da natureza” (Mestre Liu Pai Lin)
Seus movimentos envolvem o corpo todo. Cada um fortalece e tonifica diferentes grupos de músculos e articulações. A prática sistemática torna as articulações mais flexíveis e os ligamentos mais elásticos, aumentando a força muscular. A respiração do Tai Chi deve ser profunda, porém tranqüila, prolongada, porém rítmica. O Olhar sereno, ao mesmo tempo olha pra fora e para dentro. Os movimentos são leves e enraizados. Não deve haver excessos nem insuficiências, deve-se buscar uma nobre simplicidade.
“Os movimentos do Tai Chi são como as ondas do mar, num incessante movimento de expansão e recolhimento, ativo como o rio e sólido como a montanha”. (Mestre Liu Pai Lin)
O esforço desta prática pode e deve ser adaptado para atender às necessidades individuais. Qualquer pessoa – homem, mulher, idoso, jovem - em boa forma ou fraca pode realizar esses exercícios. Porém, é imprescindível que os interessados em praticar o Tai Chi Chuan busquem profissionais especializados para orientar a prática correta e sadia dessa arte milenar.
Venha praticar Tai Chi nas terças e quintas as 18:30hs
inf. : 3052-6634
Nenhum comentário:
Postar um comentário